"Hoje, mais do que em qualquer outra altura da história, a humanidade depara-se com uma encruzilhada. Um dos caminhos conduz ao sofrimento e ao desespero. O outro, à extinção total. Rezemos pela sabedoria para escolher correctamente o caminho a seguir." Woody Allen

A data dos posts é a data da sua transferência para aqui e não a data em que foram incluídos na página principal.

Visitai a Inépcia, página-mãe deste humilde diário de bordo, e ajudai a inocentar um pedófilo.

www.inepcia.com

This page is powered by Blogger. Isn't yours?
27.11.03
 
A sofreguidão da paixão-Capítulo II

A primeira cibernovela portuguesa

-Cenas dos capítulos anteriores-

Espiridão arrasta-se para dentro da casa de repouso sem ser visto e consegue chegar ao quarto de Tatiana. Quando se preparava para entrar em contacto, entra o enfermeiro Tadeu. Espiridão só tem tempo de se arrastar para dentro do armário.

-Resumo do capítulo de hoje-

(Com a participação especial de Eunice Muñoz e do dr. Gentil Martins)

Tadeu entra, trazendo o tabuleiro dos comprimidos para Tatiana. Não vê Espiridão, que se conseguiu arrastar para dentro do armário no momento exacto em que se virava para fechar a porta. Pousa o tabuleiro e acaricia o cabelo de Tatiana comentando em voz alta que esta lhe faz lembrar um avançado argentino que foi treinar ao Benfica consigo. Tatiana não ouve porque é cega, surda, muda e tetraplégica e também porque o paciente do quarto ao lado
tinha a música muito alta. No armário, Espiridão tenta encontrar mentalmente o buraco da fechadura para poder espreitar mas lembra-se que também é cego, surdo, mudo e tetraplégico e que isso não lhe serviria de nada.
Clotilde, mãe de Tatiana, decide ir fazer compras a pé, porque não conseguiu achar o porteiro Adónis para a levar de carro (este estava atrás do jarrão chinês do corredor do primeiro andar a convencer a empregada Argentina a prostituir-se para ele). Ao virar uma esquina na baixa da cidade, Clotilde é assaltada por dois indivíduos com mau aspecto. Trata-se de Octávio e César, os irmãos delinquentes de Espiridão. Clotilde não oferece resistência
e começa a contar a história da sua vida aos dois assaltantes. Quando relata o momento em que o marido, Horácio, lhe diz que o casamento não pode continuar, irrompe em lágrimas durante largos minutos. Comovidos, e também porque o choro começava a atrair atenções, os dois irmãos decidem mandar Clotilde embora e dão-lhe o produto dos roubos do dia para comprar um marido novo.
Herodes, rei dos judeus, recebe um profeta na sua corte que lhe anuncia o nascimento do messias para breve. Herodes sente-se mal e é assistido pelo doutor Gentil Martins.
Na sua tasca, Ti Merda apresenta aos clientes a última novidade. Um jogo de matraquilhos com mulheres nuas. Anuncia um torneio cujo vencedor receberá a sua garrafa de licor da malandrice das Caldas da Rainha-colheita de 1989 "vintage". Quando lhe perguntam de onde veio a ideia, Ti Merda responde com o provérbio a que está obrigado por contrato: "Quando há santola e caranguejo, dá-se brilho ao percevejo."
No quarto de Tatiana, na casa de repouso "O Doentinho Coitadinho", Tadeu acaba mais uma
história da sua vida enfadonha de "quase vedeta de futebol". Sai do quarto, levando o tabuleiro. Espiridão arrasta-se para fora do armário e procura Tatiana. Os seus pés tocam-se por acaso. Tatiana sorri. Desperta nela uma paixão como nunca antes sentira. Espiridão percebe que é correspondido. Melhor ainda, a sua amada não liga à sua cegueira, surdez, mudez e imobilidade (Espiridão ainda não sabe que Tatiana sofre dos mesmos males).
Na cozinha da família de Tatiana, Argentina, a empregada conta à cozinheira, Jaquina Leprosa, que Adónis a tentou convencer a prostituir-se e pede-lhe conselhos. Jaquina Leprosa responde que a prostituição é um negócio que dá muito dinheiro e que ela própria se prostituiria não fosse o facto de sofrer de lepra em estado terminal. Argentina promete pensar no assunto e volta a lamentar-se do facto de nunca ter conhecido os seus pais. Jaquina sugere-lhe que vá falar com o padre Jaime e pedir-lhe para pesquisar nos registos da igreja. Argentina sai, entusiasmada, deixando Jaquina Leprosa a fazer o habitual desabafo ao seu ídolo representando o príncipe das trevas: "Ai meu Satanás, as coisas que
uma pessoa por cá faz..." Sacrifica-lhe um cabrito e continua a descascar as batatas para o cozido. O pai de Tatiana, Horácio, entra na cozinha e tenta seduzir Jaquina
sem sucesso.
Em Belém, José e Maria, receando a loucura do rei Herodes, fogem para o Egipto com Maria montada no fiel burro do casal, Sebastião.
Espiridão, em êxtase amoroso, arrasta-se de volta a casa à chuva pela estrada junto à praia. É visto por Cidália viúva que comenta com uma parede que "ali há gato". Tatiana abana-se ao som de uma música imaginária lembrando o toque do pé do seu amado. Naquele momento, percebe que tem de sair dali para o voltar a ver.
Argentina segue o conselho de Jaquina Leprosa e procura o padre Jaime na igreja. Este masturbava-se atrás de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição quando Argentina chega. Assusta-se, compõe a batina e corre para a sacristia, trancando-se lá dentro. Argentina bate à porta da sacristia, pedindo ao padre para sair e garantindo-lhe que não contará a ninguém o que viu. Não há resposta.
Crisálida, a irmã mais velha de Tatiana, separa-se do seu amante sem-abrigo sexagenário, Zurrapa, por achar que este não a ama de verdade e também por cheirar mal, estar sempre
bêbado e morar na caixa de um frigorífico Ariston. No dia da separação, conhece Adamastor, o gigante mitológico que aterrorizava os navegadores portugueses que tentavam
dobrar o cabo das Tormentas. Apaixona-se e vai viver com ele.
Em casa de Tatiana, Clotilde, feliz pelo encontro com os dois assaltantes, resolve dar um jantar em honra da actriz Eunice Muñoz, uma grande amiga e colega de escola. O velho
Padre Inácio conversa com a actriz acerca do estado do teatro em Portugal. Antes do jantar, Eunice Muñoz resolve presentear os convidados com um trecho da peça "Mãe Coragem
e seus filhos" de Berthold Brecht. No momento mais emocionante, as luzes apagam-se durante alguns momentos. Todos pensam que faz parte da performance e, por isso, ninguém reage. Quando a luz volta, Eunice Muñoz jaz no chão sobre uma poça de sangue.

(Continua no próximo capítulo)