"Hoje, mais do que em qualquer outra altura da história, a humanidade depara-se com uma encruzilhada. Um dos caminhos conduz ao sofrimento e ao desespero. O outro, à extinção total. Rezemos pela sabedoria para escolher correctamente o caminho a seguir." Woody Allen

A data dos posts é a data da sua transferência para aqui e não a data em que foram incluídos na página principal.

Visitai a Inépcia, página-mãe deste humilde diário de bordo, e ajudai a inocentar um pedófilo.

www.inepcia.com

This page is powered by Blogger. Isn't yours?
19.11.03
 
A sofreguidão da paixão

A primeira cibernovela portuguesa

Resumo do capítulo de hoje com a participação especial de Madre Teresa de Calcutá:

Espiridão, o jovem cego, surdo, mudo e tetraplégico é expulso da casa de repouso por os
pais não terem dinheiro para pagar a conta. À saída, cruza-se com Tatiana, a menina rica igualmente cega, surda, muda e tetraplégica, que vem a chegar. É amor à primeira vista. Espiridão é pontapeado pelos degraus da entrada abaixo pelos enfermeiros e vê-se obrigado a rastejar até casa. Tatiana chora mas os seus pais são implacáveis. A casa de repouso é o melhor sítio para ela.
Entretanto, em Belém, Maria recebe a visita de um anjo que lhe anuncia a sua gravidez. Maria protesta que não pode estar grávida por ainda ser virgem, apesar de casada com o carpinteiro José.
Espiridão consegue chegar a casa, apenas com algumas escoriações ligeiras. Os seus pais, gente pobre, recebem-no com aspereza. De imediato, decidem que Espiridão deve arranjar emprego e que o facto de ser cego, surdo, mudo e tetraplégico não serve de desculpa. Até arranjar um emprego decente, Espiridão é usado como travão de uma porta do mini-mercado dos seus pais que tem a fechadura avariada. Os irmãos delinquentes de Espiridão, Octávio e César, vão à tasca do Ti Merda para comprarem provérbios fresquinhos. O provérbio do dia é: "Quanto mais o dedo se espeta, mais se contribui para a causa da ETA."
César comenta que Ti Merda deve inventar os provérbios porque é impossível que arranje um novo para cada dia. Ti Merda irrita-se e desafia César para um duelo com
espada. César declina, não apenas devido à idade avançada do taberneiro, mas também pelo cheiro.
Na casa de repouso, Tatiana é violentada psicologicamente pelo enfermeiro Tadeu que a obriga a ouvir histórias de quando quase jogou no Benfica. Apesar de não ouvir nada, Tatiana começa a chorar quando Tadeu chega à parte em que conta a primeira vez que entrou no estádio da Luz.
Em casa dos pais de Tatiana, no bairro rico, Horácio, o pai, conta a Clotilde, a mãe, que tem uma amante e pede-lhe o divórcio. Clotilde chora muito e pergunta-lhe se acha bem dar assim cabo de um casamento que levou tanto tempo a construir. Horácio não ouve porque
entretanto já foi a correr atrás de uma das empregadas. Na cozinha, Jaquina Leprosa, a cozinheira, prepara o jantar. Argentina, a empregada mais nova, fala-lhe da sua infância no orfanato e confessa o desejo de, um dia, descobrir quem são os seus pais. Jaquina Leprosa tenta demovê-la e lembra-lhe a bondade dos patrões ao aceitá-la em casa como trabalhadora não-remunerada. A cena acaba com o costumeiro desabafo de Jaquina com o seu ídolo representando o príncipe das trevas: "Ai meu Satanás, as coisas que uma pessoa por cá faz..." Sacrifica-lhe um recém-nascido e continua a cozinhar.
Na igreja, o padre Jaime conta ao seu mentor, o velho padre Inácio, que anda muito preocupado com manifestações da tentação da carne. Inácio diz-lhe que é normal porque afinal os padres também são homens mas fica preocupado quando Jaime lhe conta que tem andado a ouvir as confissões em pelota. Madre Teresa de Calcutá entra na igreja, dá dois passos, percebe que se enganou e volta a sair.
Maria tenta contar a José a novidade mas tem medo da sua reacção. Decide preparar a trouxa para fugir de casa mas José apanha-a em flagrante e interroga-a. Maria conta a José que reage bem, surpreendendo-a e mostrando-se orgulhoso por a sua mulher ter sido escolhida para ser mãe do filho de Deus.
Em casa de Espiridão, este decide-se a voltar à casa de repouso para se encontrar com Tatiana e confessar-lhe o seu amor de um modo compatível com a sua condição. Receia ser mal recebido por ser como é. (Recorde-se que Espiridão ainda não sabe que Tatiana também é cega, surda, muda e tetraplégica).
Ti Merda fecha o estabelecimento e manda os irmãos de Espiridão para casa completamente bêbados como de costume. Sai pela porta das traseiras e corre para casa de Cidália Viúva para jogar mais uma partida de strip-bisca com ela e com os parceiros do costume: o padre Inácio, Jaquina Leprosa e Tozé Martinho.
Em casa de Tatiana, a sua irmã mais velha, Crisálida, tenta explicar à mãe que se apaixonou por um sem-abrigo sexagenário de alcunha "Zurrapa". Clotilde nem ouve o desabafo pois ainda chora o fim do seu casamento perfeito. Crisálida entende o silêncio como aprovação e sai de casa para ir à lixeira buscar Zurrapa. Horácio não assiste à conversa porque está trancado na despensa com a empregada Deolinda e com o porteiro Adónis.
Espiridão arrasta-se para dentro da casa de repouso sem ser visto e consegue chegar ao quarto de Tatiana. Quando se preparava para entrar em contacto, entra o enfermeiro Tadeu. Espiridão só tem tempo de se arrastar para dentro do armário.

(Continua no próximo capítulo)